domingo, 27 de outubro de 2013

Peter!


Chegámos a St. Petersburgo de madrugada, sob uma chuva miudinha. A estação de comboios ficava a 2,8km do hostel pelo que resolvemos ir a pé. E enquanto caminhávamos, assistíamos ao lento acordar da cidade. Não importa o país, o continente, a religião ou o costume local... ao Domingo, o dia tarda sempre a nascer. 
Encontrámos, facilmente, o hostel. À entrada, os sobreviventes de um típico sábado à noite resistiam ao cansaço que, notoriamente, recaía sobre eles. Realizámos o check in, pousámos as malas e partimos à descoberta da cidade que nos acolheria nos próximos 3 dias.
Saint Petersburgo é um dos maiores centros culturais da europa, com mais de um milhão de habitantes. O centro da cidade, tal como parte dos seus monumentos, são considerados património mundial pela UNESCO.
Resumir Peter (como carinhosamente é chamada por aqui) é, de todo, impossível. A sua beleza trespassa os edifícios, os monumentos ou a tranquilidade do seu rio Neva. Reside no seu glamour, na sua melancolia ou na arte constante que bate na nossa janela. 

Entre o Museu Nacional de Hermitage [um dos maiores do mundo, possuindo mais de 3 milhões de obras de arte], a Catedral do Sangue Derramado, o Forte de Pedro e Paulo, a Praça Imperial ou a Ponte do Palácio... Peter seduz até quem não quer ser seduzido...


Trotsky most - Peter & Paul Fortress
Peter & Paul Fortress
Mercado local
Catedral de Kazansky Sobor
Jardins de Mikhailovsky
Hermitage
Igreja do Salvador do Sangue Derramado
Teatro Alexandrinsky

4 comentários:

  1. Como é delicioso ler sobre as vossas aventuras! Já estava a ressacar destes dias sem novos desenvolvimentos :) Acho inspiradora a vossa resiliênvcia face inevitável inércia da situação... Mas só tu: não há comboio, arranja-se!!! Beijo

    ResponderEliminar
  2. O mais fixe deste "diário" é que vamos matando saudades!!
    Não esquecer o insecto caramelizado! Tenta só que não seja com muito recheio!!
    Beijinhos e abração

    ResponderEliminar
  3. Como tá a ser a viagem seus duros? Beijinhos para os 2.

    ResponderEliminar
  4. A gostar do diário de imagens... partilhei com o Paulo e disse-lhe "oh fofinho, olha aqui as fotos da Raquel, temos que ir à Rússia!" , ao que ele prontamente me respondeu "tu?! friorenta como és?! Deve lá estar pouco frio... ou achas que ela está de boina só porque é fashion?!?"
    Eheheh... acho que ele é capaz de ter razão... ia erregelando em Praga quanto mais por essas terras...

    ResponderEliminar